JAIRO CARNEIRO, UMA VIDA DE COMPROMISSO COM A CLASSE TRABALHADORA!

Jairo Carneiro, 77 anos, nos deixou neste dia 18/2. Sua trajetória de vida foi marcada pelo compromisso permanente com a Classe Trabalhadora e com a luta por justiça social. Sua militância começou nos anos 60, quando se juntou aos movimentos populares do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre e, desde muito jovem, se colocou na linha de frente da resistência à Ditadura Civil-Militar instaurada após o golpe de 1964, sendo perseguido durante os anos 1970 por sua atuação política e social.

Filho de pai e mãe metalúrgicos, adquiriu cedo consciência de classe e desenvolveu um espírito de liderança. Na década de 1980, passou à militância sindical. Como trabalhador da Koch Metalúrgica, em Cachoeirinha, foi protagonista na ampliação e no fortalecimento da organização sindical no município e na região.

Sua atuação foi decisiva também na construção da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT/RS), da qual foi um dos fundadores e presidente por dois mandatos, entre 1992 e 1997. Jairo também presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre entre 1989 e 1994 e integrou a direção da Federação dos Metalúrgicos do RS, exercendo a função de Coordenação Geral.

Jairo foi, acima de tudo, um articulador político respeitado, um negociador firme e um companheiro sempre presente nas lutas. Sua capacidade de dialogar, administrar conflitos e construir caminhos coletivos deixou marcas profundas no movimento sindical, popular e político do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O SINDIPOLO lembra e reconhece o compromisso do companheiro Jairo com a Classe Trabalhadora, sua participação ativa em inúmeras atividades sindicais e sua contribuição concreta para o fortalecimento das lutas em defesa de melhores condições de vida e de trabalho para trabalhadoras e trabalhadores. Seu legado segue vivo nas organizações, nas conquistas e na memória coletiva de quem luta.

JAIRO CARNEIRO,
Presente, agora e sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *