Iniciou nos anos 80 a sua atividade profissional no Polo Petroquímico de Triunfo-RS como Técnico Mecânico Industrial na empresa Polisul, que depois passou a se chamar Ipiranga Petroquímica e atualmente Braskem-PP2/PE5.
Já no final dos anos 80 (1989) ajudou intensamente na construção do Sindipolo como uma entidade sindical combativa, atuante e classista, fazendo parte do MAS (Movimento de Ação Sindical), assumindo, junto com outros companheir@s a Direção do Sindipolo.
Uma das primeiras conquistas do Sindipolo que teve participação crucial do companheiro JORJÃO, foi a Conquista da 5ª Turma de Turno no Polo-RS, obtida pela vitoriosa Greve de 1989.
Idealizador do monumento pelos 10 anos da conquista da 5ª Turma de Turno na via de acesso ao Polo (RST 124), uma rocha monolítica instalada na Rótula 3 (Rótula da Corsan/Sitel).
Ajudou também na organização do Departamento Nacional dos Químicos na CUT, que na sequência no desenvolvimento do movimento sindical, passou a ser a CNQ.
Sempre presente, perene e atuante na Luta Antirracista, debatendo e fazendo avançar as atitudes contra os preconceitos raciais, fortalecendo o MNU e educando a temática Antirracista por dentro do Movimento Sindical.
Participou do Governo do Rio Grande do Sul (1998-2002) com Olívio Dutra e Miguel Rossetto desenvolvendo a Economia Solidária.
No Governo Lula (2003) pode dar sequência nacional na Economia Solidária através de sua participação na Secretaria da Economia Solidária.
Graduado em História na Unilasalle de Canoas/RS, seguindo na sua formação acadêmica com o Mestrado e Doutorado, na qual defendeu tese sobre os Quilombos em Canoas.
JORGE LUIS DA SILVA NASCIMENTO, o Guerreiro JORJÃO, um legítimo militante da Classe Trabalhadora!
Sua garra, autenticidade e perseverança permanecerão para sempre na História do Movimento Sindical e Antirracista no Brasil!
JORJÃO, presente, agora e Sempre!
maio, 2025
