No dia 28 de Abril, petroquímicos destacam a importância da saúde e segurança dos trabalhadores/as

Em ato realizado na manhã da segunda-feira (28), na chegada dos trabalhadores/as no Polo Petroquímico de Triunfo-RS, sindicalistas do SINDIPOLO e do SINDICONSTRUPOLO distribuíram informativo alusivo a Data e com destaque da contaminação química pelo BENZENO aos trabalhadores, alertando a importância da Data para uma reflexão necessária sobre saúde e segurança no meio ambiente de trabalho.
O Dia 28 marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que tem como objetivo chamar a atenção para o grave e absurdo quadro de vítimas de adoecimentos e mortes no trabalho no Brasil e no Mundo.
De fato, os dados são alarmantes:

  • Cerca de 2,3 milhões de mortes anuais por causas laborais (acidentes ou doenças como câncer ocupacional);
  • 317 milhões de acidentes não fatais por ano, muitos resultando em incapacidade permanente;
  • Perdas econômicas equivalem a 4% do PIB global, destacando impactos humanos e financeiros.
    Os sindicalistas aproveitaram o ensejo da Data para, novamente, chamar a atenção para o retrocesso que vêm sendo pretendido pela patronal no Anexo 13-A da NR-15 em relação a exposição ao Benzeno.
    No informativo distribuído há um apelo para que sejam retomadas as Comissões Nacional e Estaduais do Benzeno, a fim de voltar a ter mais proteção aos trabalhadores e trabalhadoras do Polo Petroquímico-RS e do Brasil, inclusive o retorno das visitas técnicas e verificação se o Acordo Nacional do Benzeno está sendo cumprido.
    Nesse sentido, convocaram a Categoria a participar do Abaixo-Assinado, com objetivo de somar forças junto ao Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e outros setores do governo que atuam na Comissão Tripartite Paritária, para que não haja retrocessos. Lembrando que o Benzeno é altamente cancerígeno, genotóxico, que mata trabalhadores do “poço ao posto”!
    Para os trabalhadores, as comissões, o acordo nacional, os GTBs, entre outras, são ferramentas que desde 1995, portanto, há quase 30 anos, vinham sendo utilizadas para proteger e avançar em direção a condições mais seguras contra a exposição a esse agente químico “assassino”. Mas em agosto de 2019, a pedido da organização patronal, o então governo Bolsonaro liquidou com as Comissões Nacional e Estaduais do Benzeno, o que acabou com o monitoramento ao produto, consequentemente levando a uma maior exposição.
    Os Sindicatos das categorias que lidam com o Benzeno nos seus processos, estão, desde 2019, tentando retomar as condições mais seguras à saúde e à vida, mas só em 2023, no governo Lula, tiveram acesso ao Ministro e, em 2024, houve a retomada parcial da Comissão Nacional, ainda não Permanente. E por isso, nesse Dia 28, é importante lembrar a toda a Categoria e a toda a Classe Trabalhadora a importância desta Data, para que os trabalhadores/as não sejam mais vítimas do adoecimento e morte no trabalho.
    Portanto, é um dia de LUTO, mas também um dia de LUTA pela saúde e vida dos trabalhadores e trabalhadoras, ou seja, da Classe Trabalhadora.
    Participe do Abaixo-Assinado pelo link https://sindipetro-rs.org.br/benzeno/
    BENZENO É PIOR QUE VENENO! BENZENO MATA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *