O Sindipolo-RS está acompanhando com atenção o processo de consulta interna que a Braskem vem realizando para uma possível antecipação do horário de entrada do pessoal do setor administrativo. A iniciativa da empresa tem gerado preocupação entre os trabalhadores e repercussão nos setores da unidade, conforme relata o presidente do sindicato, Ivonei Arnt.
Segundo Ivonei, a empresa tem pressionado os trabalhadores a aceitarem a mudança de horário, ainda que, até o momento, esteja apenas em fase de consulta. “Isso aí está dando um burburinho dentro da empresa”, afirma. Para o presidente, é fundamental monitorar se essa antecipação poderá provocar transtornos e atrasos no cotidiano dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em regime de turno.
“No administrativo eles podem até antecipar o horário sem grandes problemas, mas no caso dos turnos, qualquer alteração só pode acontecer com um aditivo ao acordo de turno já existente”, explica Ivonei.
O Sindipolo destaca que não há, por enquanto, nenhuma decisão tomada sobre mudança de horário. A posição do sindicato é clara: não haverá alteração para os trabalhadores de turno sem amplo debate com a categoria e, se necessário, com a formalização de um aditivo com prazo determinado.

Ivonei chama atenção para os impactos que uma eventual antecipação pode causar nos trabalhadores que estudam à noite. “Se antecipar o horário, o pessoal vai ficar prejudicado tendo que sair mais cedo da última aula para pegar o ônibus. Hoje já perdem alguns minutos, e antecipando o horário, a situação piora ainda mais”, alerta.
O sindicato reforça seu compromisso com a defesa dos direitos e do bem-estar dos trabalhadores e informa que seguirá monitorando de perto a situação. Se houver necessidade, os trabalhadores serão consultados para decidir coletivamente sobre qualquer proposta de mudança de horário.