DIA 2 DE OUTUBRO, TODOS NAS RUAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A CUT-RS, demais centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e as frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Povo na Rua estão chamando os trabalhadores e a população para um grande ato de rua, dia 2 de outubro. Em Porto Alegre a concentração será às 15 horas, no Largo Glênio Peres, no centro da Capital, seguido de caminhada. Os atos acontecerão também em todo o país e no exterior. As entidades organizadoras pedem que todos usem máscara, levem álcool gel e mantenham o distanciamento. Quem não puder comparecer, pode se manifestar pelas redes sociais. Os atos são para denunciar o desemprego, o crescimento da fome e da miséria, a carestia dos preços dos alimentos e dos combustíveis, as revelações de corrupção que têm sido feitas pela CPI da Covid, as privatizações de empresas estratégicas para o município, o Estado e o país que vem sendo promovidas por governos neoliberais, alinhados ao governo Bolsonaro, entre outras questões. Também serão lembradas as quase 600 mil mortes causadas pela irresponsabilidade do governo federal no trato com a pandemia e com a questão da vacina. PARTICIPE!

RAZÕES PARA PARTICIPAR DO ATO

• Política genocida do governo em relação a Covid-19 e denúncias feitas na CPI sobre a questão das vacinas, causando quase 600 mil mortes, sendo cerca de 34 apenas no RS;
  • Os preços dos alimentos, combustíveis e gás de cozinha dispararam, aumentando a inflação e a fome;
  • Falta de uma política de geração de emprego e renda, levando o Brasil a ter mais de 14 milhões de desempregados;
  • Privatização de empresas estratégicas, inclusive para a retomada do desenvolvimento no pós-pandemia, como Eletrobras, Correios, Petrobras, Trensurb e Caixa, em nível federal, e Corsan, Banrisul, CEEE, entre outras, em nível estadual;
  • Redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 150 por mês e diminuição do número de beneficiários; è
  • Reforma Administrativa, que destrói os serviços públicos de saúde e educação, acaba com o concurso público abrindo espaço para indicação de apadrinhados, parentes e amigos, além de facilitar a prática das “rachadinhas”;
  • Forte ameaça as instituições democráticas e a própria democracia